Glossário

Glossário

Formolizar – (formolização) ato ou efeito de se usar formol; técnica de conservação de cadáver através do uso do formol.
Embalsamar – Embalsamamento ( ou embalsamação) é uma técnica de preservação de cadáveres para prevenir a putrefacção.Introduzir em (cadáver) substâncias balsâmicas ou outros preparos que impedem sua decomposição; MUMIFICAR. Alguns povos antigos embalsamavam seus mortos.
Tanatopraxia – consiste na troca de fluídos naturais por fluidos conservantes. o procedimentos devolve ao corpo um aspecto mais natural, como o que se tinha em vida. A tanatopraxia proporciona as pessoas maior segurança no momento da despedida de seu ente querido. Este procedimento permite que o velório seja prolongado, de forma que familiares distantes também possam participar da celebração do funeral, assim como trasladar o corpo para outro estado ou país em  segurança e de acordo com as normas vigentes. O tanatopraxista é o profissional devidamente qualificado que realiza esse procedimento.
Cremação – Ação de queimar, de reduzir a cinzas (os mortos), incineração: a cremação dos cadáveres é comum durante as epidemias.
Cinzários – Pequenas urnas onde são depositadas as cinzas.